Patronímico Aramaico

Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Mateus 16.17 – ARA Certamente ao ler as Escrituras em uma versão da Bíblia em que o tradutor seguiu a Equivalência formal você já se deparou com o prefixo “bar”, como…

Versões Bíblicas: qual usar?

Essa é uma das mais persistentes perguntas mediante o estudo bíblico. Sempre que pensamos em estudar a Palavra, fazer um estudo, preparar uma pregação, comprar uma nova Bíblia, pensamos sobre versões. Devido o alto número de versões que temos já estabelecidas em nossa língua portuguesa, somos suscetíveis a tal questionamento. Assim, pensar em qual versão…

Aparelho dentário e a Vida devocional: o que eles têm em comum?

“Na luta contra o pecado, vocês ainda não resistiram até o sangue.” – Hebreus 12.4 Recentemente retornei ao consultório da minha dentista para retomar os cuidados necessários, após um certo tempo de ausência. Ainda que nesse mês não estivesse tão confortável para o meu bolso, vi como um caso de prioridade já que a manutenção…

O AMANHÃ NUNCA EXISTIRÁ

O que fazer quando a vida acaba? A resposta é impossibilitada pela impossibilidade do fazer. Só fazemos quando vivemos. E, observando a certeza da morte, logo percebe-se que o tempo de fazer se encurta. Dado isso, só nos resta fazer e parar de não fazer. Colaborando com isso, em uma breve expressão, Juliette, ex-BBB, ao…

Maravilhosa Graça – Philip Yancey

“Igreja! Por que eu deveria ir até lá? Já me sinto horrível agora. Eles apenas farão com que eu me sinta pior”. É com essa citação que Philip Yancey inicia sua obra, Maravilhosa Graça, contando a história de uma mulher “pecadora” que via a Igreja como um lugar a ser evitado. A partir dessa exposição…

JESUS TINHA O DNA DE MARIA?

Para um melhor entendimento da questão é necessário que visitemos o texto bíblico a fim de analisarmos detalhadamente os acontecimentos envolvendo o nascimento de Cristo, bem como os registros temporais constantes na história narrada. O primeiro capítulo do livro de Lucas nos conta como foi a visita do anjo à Maria, anunciando o que lhe…

QUAL É A NOSSA TRADIÇÃO?

Todos os anos quando a páscoa se aproxima nos preocupamos com os presentes desse período que envolvem quase sempre chocolate. É delicioso assistir propagandas, ver cartazes, cada um exibindo imagens belíssimas dos mais variados tipos daquele famoso doce feito de cacau. O formato mais cobiçado é o oval, fazendo referência ao “ovo do coelho”. Todos…

O QUE É O EVANGELHO SEM O AMOR?

A pergunta implica uma resposta radical: NADA! O produto final do Evangelho não é o amor, mas o amor é o seu ambiente existencial. Pois, DEUS É AMOR (1 João 4.8). Assim, sem DEUS não há amor e nem Evangelho. Amar é fazer o que Deus faz. Somente ama quem com Deus aprende. Aprende existindo,…

Novamente em União

Eu preciso de um pastor, você precisa de um pastor, nós precisamos de um pastor. Porém, este não é o nosso maior problema. Não nos sentimos mais como irmãos. Faz tempo que não caminhamos juntos, não choramos juntos. Isso entristece o coração de Deus. Ele não nos criou para vivermos este esfriamento espiritual que estamos…

MITOLOGIA ECLESIÁSTICA: “Jesus é irresistível quando bem apresentado”

INTRO Por que este tema? (Esclarecendo algumas questões) MITOLOGIA – “Na linguagem comum, mito é usado para designar histórias que não são sustentadas por fatos conhecidos. Mitos podem ser contrastados com lendas, contos de fadas e etc.” – Irving Hexham (Dicionário de religiões e crenças modernas). ECLESIÁSTICA – é uma das variantes do termo grego…

Minha Esperança Não Está Em 2021, Mas Em Jesus Cristo

“Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo.” – Salmos 33:20 A palavra esperança no AT tem o significado de esperar (no hebr. qãwâh), podendo ser entendido por “esticar-se em direção a”, “ansiar por”. Ou seja, vemos que esperar não significa estar imóvel, ou estático a alguma situação futura. Mas, intencionalmente o seu oposto….

SOMOS TODOS ESCRAVOS: PECADO X JUSTIÇA

Escravo é “aquele que, privado da liberdade, está submetido à vontade de um senhor, a quem pertence como propriedade“. Essa definição nos revela a triste condição que muitos humanos viveram ou ainda vivem. Uma prática estúpida, desrespeitosa, agressiva, maldosa. Felizmente a humanidade tem caminhado no sentido de abolir qualquer tipo de escravidão no mundo. Ultimamente,…

A IMPORTÂNCIA DA REFORMA

A lembrança da Reforma não deve apenas ressuscitar o relato dos eventos inerentes ao seu tempo. Falar de Reforma é mais do que estudar a história de uma denominação. É enxergar em Lutero um coração destemido e leal às Escrituras. Talvez, a maior contribuição deixada por esse monge alemão tenha sido o esclarecimento da doutrina…

CRER É TAMBÉM PENSAR – John Stott

“Ninguém deseja um cristianismo intelectual, frio e apático. No entanto, será que isso significa que devemos evitar o “intelectualismo” a todo custo? Será que o que realmente importa é a experiência e não a doutrina?” É com esses questionamentos de Stott que o prefácio da primeira edição de “Crer é também pensar” inicia as pertinentes…

Um Clamor Por Um Novo Pastor

Senhor, meu Deus, a Igreja está escolhendo um novo pastor. Tu já o tens escolhido e sei que consideras a “nossa” escolha e a “nossa” vontade. Pois o Senhor nos deu o livre-arbítrio, nos permitiu optar. Algumas preferências nossas estavam diante do Seu querer, resultando em grandes bênçãos. Outras se distanciaram do Seu coração e…

O Pecado Dos Julgadores

“A ansiedade e a depressão são consequências de pecado e falta de fé”. Essa é a forma como muitos religiosos definiram essas e outras doenças psiquiátricas ao decorrer de anos. Afirmações assim prosseguiram pela Igreja até que sintomas semelhantes ao dessas doenças adentraram os templos e famílias crentes de forma explícita. Em outros momentos, suicídios…

As Redes Sociais e a Realidade

Em meados dos anos 90 iniciava-se no mundo o que alcançaria futuramente proporções colossais: as redes sociais. Após, a partir dos anos 2000 a ideia começou a ganhar mais adeptos e vários projetos iniciaram suas atividades como Myspace (2003), Facebook (2004), Orkut (2004), Twitter (2005), Instagram (2010). Quanto mais passava-se os anos, mais pessoas criavam…

Se Todos Somos Átomos, Todos Somos Iguais

Átomo, por definição é: “sistema energético estável, eletricamente neutro, que consiste em um núcleo denso, positivamente carregado, envolvido por elétrons”. Esse termo é de grande conhecimento da Ciência, que defende o mundo observável como sendo composto de matéria que é composta de partículas denominadas átomos. Os estudos dessa área evoluíram expressivamente com o passar do…

Uma Palavra Aos Solteiros

“O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;” 1 Coríntios 7.32 Nesse Dia dos Namorados vejo a necessidade de compartilhar um pouco daquilo que o Senhor tem me proporcionado como solteiro. Creio piamente que o Evangelho confronta integralmente todo “princípio” desse mundo e, não seria diferente comentar um pouco…

O Vírus, A Igreja e O Governo

Na noite do dia 05 de junho de 2020, em edição extra do Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro, foram publicadas novas medidas em relação ao isolamento decorrente do COVID-19, que abrangem o funcionamento de shoppings, bares, restaurantes, igrejas, estádios e pontos turísticos. Entretanto, o funcionamento de tais estabelecimentos deve obedecer a uma…

Pães Ázimos, Por Favor!

“Não comereis nada levedado; em vossas habitações comereis pão ázimo” – Êxodo 12.20 O que é um pão ázimo? No hebraico matstsah, ou matzo, é um pão  achatado, assado, composto de farinha de trigo e água. Porém, por que fazer uma Festa dos Pães sem Fermento? (Êxodo 12.12-30) “Porque eles saíram do Egito às pressas!”…