Essa pode parecer uma pergunta boba, e que você já pensa saber a resposta. Mas quero te dizer que as coisas não são bem assim. Quero lhe mostrar algo que talvez você nunca tenha percebido na sua própria Bíblia Sagrada.
13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.Gênesis 6.13,14
Esse é um trecho de uma das passagens mais conhecidas da Bíblia – A Arca de Noé. Deus decide acabar com toda a carne, pois a terra estava cheia de violência. Mas Ele achou graça em Noé, e quis poupa-lo deste fim, na verdade ele poupou toda a humanidade.
Então Deus começa a instruir Noé para este feito, construir uma arca de aproximadamente 137x22x13 m (C x L x A) e de três andares, isso porque haveria um dilúvio sobre a terra e a arca salvaria Noé, sua família e os animais.
DOIS DE CADA ESPÉCIE: MACHO E FÊMEA
17 Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.
18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.
19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.
20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.
21 E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.
22 Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.Gênesis 6.17-22
Você deve estar pensando: — E aí? O que tem demais? Foram dois de cada espécie.
Sim, é isso o que o texto diz, dois de cada espécie, assim como aprendemos, um leão e uma leoa, um boi e uma vaca, um galo e uma galinha.
Deus pede dois animais de cada espécie, macho e fêmea, para “os conservar vivos” com Noé. A decisão de Deus ao colocar um macho e uma fêmea de cada espécie era para que houvesse continuação, para que procriassem.
NÃO ERAM APENAS DOIS DE CADA ESPÉCIE
Agora vem a surpresa. Você sempre leu a Bíblia, sempre ouviu essa história, e talvez por isso sua percepção tenha se tornado um pouco insensível quanto aos detalhes da passagem. Isso prova o como estamos lendo a Bíblia, ou seja, qual a qualidade da nossa leitura. Digo isso porque certamente você desconhece a informação a seguir, de que não era somente um casal de cada espécie.
1 Disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.
2 De todo animal limpo levarás contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea.
3 Também das aves dos céus, sete pares: macho e fêmea; para se conservar a semente sobre a face da terra.
4 Porque, daqui a sete dias, farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites; e da superfície da terra exterminarei todos os seres que fiz.
5 E tudo fez Noé, segundo o Senhor lhe ordenara.
6 Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra.
7 Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.
8 Dos animais limpos, e dos animais imundos, e das aves, e de todo réptil sobre a terra,
9 entraram para Noé, na arca, de dois em dois, macho e fêmea, como Deus lhe ordenara.
10 E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
11 No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram,
12 e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.Gênesis 7.1-12 – ARA
Isso mesmo, o verso dois da sua Bíblia está certo, não foi erro de digitação. Algumas espécies de animais tiveram sete casais na arca e não apenas um. Deus pede sete casais de animais puros, e os impuros seriam apenas um casal.
Sobre as aves o texto não especifica se eram da mesma forma que os outros, ou se eram sete casais de toda espécie de aves.
Entretanto, é importante ressaltar que não há contradição nos dois textos. No primeiro, em Gênesis 6.17-22, Deus diz para fazer entrar na arca dois de cada espécie, de modo a conservar em vida. Já no segundo, em Gênesis 7.1-12, vemos uma explicação detalhada acerca da seleção dos animais. Ou seja, no mínimo dois de cada espécie entrariam. Algumas dessas teriam sete casais ao invés de um. O capítulo sete detalha quais e quantos animais entrariam na barca. Antes Deus explica o que faria, e depois Ele explica como faria.
ANIMAIS PUROS E IMPUROS
Creio que você tenha ficado curioso quanto a essa distinção dos animais. Mas antes lembre-se que quem acreditamos ter escrito Gênesis foi Moisés. Ou seja, ele era conhecedor da lei dada a Deus para o povo. Acredito que ao ter a revelação da Criação do Mundo, ele percebe que os animais que Deus poupou sete casais eram justamente os considerados puros na lei, e os demais, os impuros. Por isso vemos essas designações, puro e impuro, que era comum entre os hebreus.
A separação dos animais puros e impuros pode ser encontrada duas vezes no Pentateuco, a primeira em Levítico 11 e a segunda em Deuteronômio 14. Os dois textos são similares, mas um complementa o outro.
Destaquei alguns textos de ambas as ocorrências que nos dá um bom esclarecimento acerca da diferença entre puro e impuro. Vejamos:
1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
3 Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
4 Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;Levítico 11.1-4
3 Nenhuma coisa abominável comereis.
4 Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, e a cabra.
5 O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo.
6 Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis.
7 Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.
8 Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.Deuteronômio 14.3-8
11 Toda a ave limpa comereis.
12 Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,
13 E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie.
14 E todo o corvo, segundo a sua espécie.
15 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie.
16 E o bufo, e a coruja, e a gralha,
17 E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho,
18 E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.Deuteronômio 14.11-18
Tanto em Levítico como em Deuteronômio, Deus instrui acerca dos animais que vivem nos mares e também dos insetos. Apenas não os destaquei aqui por se tratarem de espécies não mencionadas no dilúvio.
Os animais considerados puros eram importantes para duas coisas: alimento e sacrifício. Podemos acreditar que esse diferenciado número de animais puros fosse para além de manter a espécie, também servirem de alimento e de oferta para sacrifício.
15 Então falou Deus a Noé dizendo:
16 Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.
17 Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.
18 Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.
19 Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.
20 E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.Gênesis 8.15-20
Como vemos, Noé tomou alguns animais e aves limpos, puros, e os ofereceu em holocausto sobre o altar ao Senhor. Se não houvesse sete casais destes animais, hoje nós não os conheceríamos.
Se desejar saber mais sobre os animais impuros, clique aqui e seja redirecionado a uma página do Wikipédia sobre esse assunto e que é muito interessante e bem explicada, vale a pena conferir.
CONCLUSÃO
Este artigo não apenas nos traz um esclarecimento curioso, mas também nos mostra algo infeliz em nosso meio e que estou tentando desconstruir através deste site, o fato de conhecermos apenas pelo ouvir.
Muitas igrejas hoje têm como seus pastores, líderes, professores, homens e mulheres que distorcem propositalmente ou não a Verdade. Temos que nos manter vigilantes quanto a isso e crer na Palavra.
Façamos como os judeus de Bereia e examinemos as escrituras:
10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Bereia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
12 De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.Atos 17.10-12
Se você gostou desse artigo e tem gostado da iniciativa deste site, compartilhe essa ideia.
Vamos crescer juntos! Exponha suas opiniões, compartilhe experiências, multiplique o amor.
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós!
Muito bom compartilhar do fiel conhecimento(a bíblia ). Toda reflexão é bem vinda para aqueles que tem sede desse conhecimento!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Verdade… Precisamos ler e entender a palavra. Analisar o que está escrito, e não apenas basearmos nosso conhecimento em achismo.
CurtirCurtir
Muito bom! Ótimo comentário. Esclareceu muito bem.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Com essa passagem, aprendemos que a palavra de Deus nos ensina tudo o que necessitamos para seguir em verdade . E se precisarmos de mais alguma coisa , devemos orar ,pois ainda não entendemos .
CurtirCurtido por 1 pessoa
Gostei muito, confesso que não tinha percebido a respeito
CurtirCurtido por 1 pessoa
Este site e pago
CurtirCurtir
Não, é um site grátis. Uso o modo free da plataforma WordPress.
Apenas pago anualmente a licença do site.
CurtirCurtir
Você não explicou o pq em gênesis 6 ele diz para entrar apenas dois animais de cada especie, incluindo as aves, e em gênesis 7 ele diz que teria que ser sete casais de cada espécie de aves.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olá Everton, acredito que sua dúvida pode ser sanada na própria postagem, no tópico dos Animais Puros e Impuros, mas vamos lá.
No capítulo sete existe um “detalhamento” da instrução divina. Assim, ocorre a presença de sete casais de animais puros e sete casais de aves.
O animais puros seriam ou para alimentação (Gn 6.21) ou para sacrifício. E, os sete casais de aves seriam para conservar a botânica terrestre (Gn 7.3 – ARA), visto a importância das aves na reprodução das árvores, por exemplo.
Então, como exposto no texto, “Antes Deus explica o que faria, e depois Ele explica como faria”, ou seja, antes Deus diz que preservará a vida e depois Ele diz mais precisamente como preservará a vida.
CurtirCurtir
Olá Erick Monteiro. Saudações em Cristo Jesus. Sou grato a Deus por sua iniciativa ao criar este site. Queira Deus que contribua para edificação e fortalecimento da fé em muitos. Se posso acrescentar alguma coisa, quero lembrar que há outros exemplos de “aparentes contradições” na Palavra. Tais aparentes contradições estão lá para servirem a dois propósitos:
1) “Pedras de Tropeço” para os que são inimigos de Deus e de Seu povo.
2) “Caminho das Pedras” para o Povo de Deus, para servirem de apoio a seus pés trôpegos ao longo da peregrinação até o final da jornada ao Céu. A Deus toda glória. Amém.
CurtirCurtir
Ótimo acréscimo irmão. Seguimos firmes na fé.
Um grande abraço!
CurtirCurtir