Quantos animais de cada espécie entraram na Arca de Noé?

Essa pode parecer uma pergunta boba, e que você já pensa saber a resposta. Mas quero te dizer que as coisas não são bem assim. Quero lhe mostrar algo que talvez você nunca tenha percebido na sua própria Bíblia Sagrada.

 “13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.

14 Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.”

Gênesis 6:13,14

Esse é um trecho de uma das passagens mais conhecidas da Bíblia – A Arca de Noé. Deus decide acabar com toda a carne, pois a terra estava cheia de violência. Mas Ele achou graça em Noé, e quis poupa-lo deste fim, na verdade ele poupou toda a humanidade.

Então Deus começa a instruir Noé para este feito, construir uma arca de aproximadamente 137x22x13 m (C x L x A) e de três andares, isso porque haveria um dilúvio sobre a terra e a arca salvaria Noé, sua família e os animais.

DOIS DE CADA ESPÉCIE: MACHO E FÊMEA

 “17 Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.

18 Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo.

19 E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão.

20 Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.

21 E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles.

22 Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.”

Gênesis 6:17-22

 Você deve estar pensando: — E aí? O que tem demais? Foram dois de cada espécie.

Sim, é isso o que o texto diz, dois de cada espécie, assim como aprendemos, um leão e uma leoa, um boi e uma vaca, um galo e uma galinha.

Deus pede dois animais de cada espécie, macho e fêmea, para “os conservar vivos” com Noé. A decisão de Deus ao colocar um macho e uma fêmea de cada espécie era para que houvesse continuação, para que procriassem.

 NÃO ERAM APENAS DOIS DE CADA ESPÉCIE

Agora vem a surpresa. Você sempre leu a Bíblia, sempre ouviu essa história, e talvez por isso sua percepção tenha se tornado um pouco insensível quanto aos detalhes da passagem. Isso prova o como estamos lendo a Bíblia, ou seja, qual a qualidade da nossa leitura. Digo isso porque certamente você desconhece a informação a seguir, de que não era somente um casal de cada espécie.

 “1 Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

2 De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.

3 Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.

5 E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara.
6 E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.

7 Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.

8 Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,

9 Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

10 E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,

12 E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.”

Gênesis 7:1-12

 Isso mesmo, o verso dois da sua Bíblia está certo, não foi erro de digitação. Algumas espécies de animais tiveram sete casais na arca e não apenas um. Deus pede sete casais de animais puros, e os impuros seriam apenas um casal.

Sobre as aves o texto não especifica se eram da mesma forma que os outros, ou se eram sete casais de toda espécie de aves.

Entretanto, é importante ressaltar que NÃO há contradição nos dois textos. No primeiro, em Gênesis 6.17-22, Deus diz para fazer entrar na arca dois de cada espécie, de modo a conservar em vida. Já no segundo, em Gênesis 7.1-12, vemos uma explicação detalhada a cerca da seleção dos animais. Ou seja, no mínimo dois de cada espécie entrariam. Algumas dessas teriam sete casais ao invés de um. O capítulo sete detalha quais e quantos animais entrariam na barca. Antes Deus explica o que faria, e depois Ele explica como faria.

ANIMAIS PUROS E IMPUROS

Creio que você tenha ficado curioso quanto a essa distinção dos animais. Mas antes lembre-se que quem acreditamos ter escrito Gênesis foi Moisés. Ou seja, ele era conhecedor da lei dada a Deus para o povo. Acredito que ao ter a revelação da Criação do Mundo, ele percebe que os animais que Deus poupou sete casais eram justamente os considerados puros na lei, e os demais, os impuros. Por isso vemos essas designações, puro e impuro, que era comum entre os hebreus.

A separação dos animais puros e impuros pode ser encontrada duas vezes no Pentateuco, a primeira em Levítico 11 e a segunda em Deuteronômio 14. Os dois textos são similares, mas um complementa o outro.

Destaquei alguns textos de ambas as ocorrências que nos dá um bom esclarecimento a cerca da diferença entre puro e impuro. Vejamos:

“1 E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
3 Dentre os animais, todo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, e rumina, deles comereis.
4 Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;”

Levítico 11:1-4

“3 Nenhuma coisa abominável comereis.
4 Estes são os animais que comereis: o boi, a ovelha, e a cabra.
5 O veado e a corça, e o búfalo, e a cabra montês, e o texugo, e a camurça, e o gamo.
6 Todo o animal que tem unhas fendidas, divididas em duas, que rumina, entre os animais, aquilo comereis.
7 Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.
8 Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.”

Deuteronômio 14:3-8

“11 Toda a ave limpa comereis.

12 Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,

13 E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie.

14 E todo o corvo, segundo a sua espécie.

15 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie.

16 E o bufo, e a coruja, e a gralha,

17 E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho,

18 E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.”

Deuteronômio 14:11-18

Tanto em Levítico como em Deuteronômio, Deus instrui a cerca dos animais que vivem nos mares e também dos insetos. Apenas não os destaquei aqui por se tratarem de espécies não mencionadas no dilúvio.

Os animais considerados puros eram importantes para duas coisas: alimento e sacrifício. Podemos acreditar que esse diferenciado número de animais puros fosse para além de manter a espécie, também servirem de alimento e de oferta para sacrifício.

“15 Então falou Deus a Noé dizendo:
16 Sai da arca, tu com tua mulher, e teus filhos e as mulheres de teus filhos.
17 Todo o animal que está contigo, de toda a carne, de ave, e de gado, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, traze fora contigo; e povoem abundantemente a terra e frutifiquem, e se multipliquem sobre a terra.
18 Então saiu Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele.
19 Todo o animal, todo o réptil, e toda a ave, e tudo o que se move sobre a terra, conforme as suas famílias, saiu para fora da arca.
20 E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo o animal limpo e de toda a ave limpa, e ofereceu holocausto sobre o altar.”

Gênesis 8:15-20

Como vemos, Noé tomou alguns animais e aves limpos, puros, e os ofereceu em holocausto sobre o altar ao Senhor. Se não houvesse sete casais destes animais, hoje nós não os conheceríamos.

Se desejar saber mais sobre os animais impuros, clique aqui e seja redirecionado a uma página do Wikipédia sobre esse assunto e que é muito interessante e bem explicada, vale a pena conferir.

CONCLUSÃO

Este artigo apenas nos trás um esclarecimento a cerca de uma curiosidade, mas também nos mostra algo infeliz em nosso meio, e que estou tentando desconstruir através deste site, o fato de conhecermos apenas pelo ouvir.

Muitas igrejas hoje têm como seus pastores, líderes, professores, homens e mulheres que distorcem propositalmente ou não a verdade. Temos que nos manter alertas quanto a isso e acreditar na palavra.

Faça como os judeus de Beréia e examine as escrituras.

“10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.
11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
12 De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos homens.”

Atos 17:10-12

Se você gostou desse artigo e tem gostado da iniciativa deste site compartilhe essa ideia, divulgue. Vamos crescer juntos. Exponha suas opiniões, compartilhe experiências, multiplique o amor.

A graça do Senhor Jesus seja com todos!

2 comentários sobre “Quantos animais de cada espécie entraram na Arca de Noé?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s