BELEZA – Anselm Grün

GRÜN, Anselm. Beleza: uma nova espiritualidade da alegria de viver. Tradução de Nélio Schneider. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. Esses dias finalizei a leitura de “Beleza: Uma nova espiritualidade da alegria de viver”, livro onde o autor Anselm Grün mostra maneiras de perceber atentamente a beleza no mundo. O texto revela uma importante mensagem: aquilo que…

Falar ou Permanecer em Silêncio? O Desafio das Acusações

Mateus 26, a partir do verso 57, narra o julgamento de Jesus diante das autoridades judaicas. “Caifás, o sumo sacerdote”, bem como os “mestres da lei” e os “líderes religiosos” (v. 57), estavam reunidos para avaliar as acusações contra Jesus. No verso 59, o texto nos mostra que “os chefes dos sacerdotes e todo o…

APOROFOBIA: PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO?

Em Aporofobia, a aversão ao pobre: Um desafio para a democracia, escrito por Adela Cortina Orts, uma filósofa espanhola, essa palavra — aporofobia — ganha notoriedade. A partir dessa obra, a autora propõe mostrar que o desprezo e a aversão aos pobres precisam ser nomeados, assim como nomeamos outras fobias. A nomeação é o primeiro…

REVELANDO A SANTIDADE NA CORPOREIDADE

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” – 1 Coríntios 3.16 “Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” Com essa pergunta retórica, Paulo convida os irmãos e irmãs da comunidade de fé em Corinto a…

GRATIDÃO DA COMUNHÃO

“Dou graças ao meu Deus sempre que me lembro de vocês.” (Filipenses 1:3, NVI) Com estas palavras doces e bondosas, o apóstolo Paulo inicia sua carta aos filipenses, mesmo enfrentando a dura realidade da prisão. Ainda assim, ele demonstra gratidão, alegria e apreço pela vida de seus irmãos e irmãs em Cristo. Diante disso, podemos…

A Linha do Desespero: Schaeffer e a Mudança do Pensamento Moderno

“O Deus que Intervém” (1968), de Francis Schaeffer, analisa como a modernidade abandonou a verdade absoluta, impactando filosofia, arte e teologia. Introduz o conceito da “Linha do Desespero” e critica o relativismo moderno, propondo a defesa do Cristianismo histórico diante dos desafios culturais.

IGREJA NÃO É FRANQUIA!

Ao ouvir o episódio de podcast “O Movimento de Jesus – BTCAST 559“, durante as palavras finais de Renato Marinoni, uma frase dita por ele me chamou a atenção. Ele disse: “IGREJA NÃO É FRANQUIA”. E depois, brevemente, falou sobre a maneira como temos formado igrejas hoje, que muito se parecem com uma franquia, onde…

SOBRE O QUE É MEU E O SENTIDO DE PARTICULARIDADE

Tempos atrás eu me vi tendo um dia cansativo onde me envolvi com trabalho, leituras, curso, e reunião. Muitas coisas, porém para quem? Eu é quem estava embebido dessas atividades e sofri ou desfrutei delas. Entretanto, logo quando cheguei em casa me deparei com meu filho querendo brincar. Embora o tempo fosse curto entre uma…

FILHO(S)

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá Salmos 127.3 Salmos faz parte do grupo de livros do Antigo Testamento chamado Poéticos e Sapienciais. Por mais que nos salmos venhamos encontrar poesia, seu conteúdo sapiencial é destacável. Não é atoa que por vezes Paulo faz uso de um salmo para apresentar suas…

TED LASSO E A CRENÇA NO BEM A PARTIR DE JESUS DE NAZARÉ

Recentemente me lancei em mais uma série, prevendo que essa não seria apenas mais uma. E realmente não foi. Lançada pela plataforma da Apple TV, iniciada em 14 de agosto de 2020, Ted Lasso, ao longo das suas três temporadas e 34 episódios, mescla comédia e um tipo de drama inspirador, oscilando entre ambos de…

CARTAS DE UM DIABO A SEU APRENDIZ – C. S. Lewis

Cartas de um diabo a seu aprendiz, escrito por Clives Staples Lewis, foi lançado em 1942, sendo a quarta obra do talentoso escritor inglês que é bem conhecido por muitos devido a sua obra denominada “As crônicas de Nárnia”. Neste livro, Lewis apresenta o diabo, chamado de Screwtape, e o seu aprendiz, Wormwood, que através…

BASES DA FÉ CRISTÃ – Wayne Grudem

Bases da fé cristã é uma obra essencial para toda aquele que deseja saber mais sobre grandes questões da fé cristã e também ter um contato introdutório com o conteúdo da teologia sistemática. Logo no prefácio é possível ver o processo de composição dessa literatura, onde o autor diz: “Este livro é uma síntese das…

CONFISSÕES – Agostinho de Hipona

Agostinho de Hipona, como é popularmente conhecido, nasceu em Tagaste, na região da Numídia (atual Argélia) em 354 d.C. e foi educado em Cartago (Norte da África). No ano de 386 d.C., Agostinho teve uma experiência de conversão ao cristianismo, após ouvir uma voz que o incentivou a ler as Escrituras. “Confissões” é uma obra…

O JOVEM WERTHER E A DIFICULDADE DO ENTENDIMENTO MÚTUO

O jovem Werther, personagem do romance escrito por Johann Wolfgang von Goethe, em seu livro Die Leiden des jungen Werthers (1774), em certo diálogo com outro personagem, Albert, se envolve em um debate. A conversa que se inicia com uma básica troca de informações, logo evolui para uma discussão aparentemente infindável. Quando Albert propõe uma…

IGREJA: uma breve reflexão

Pereira, ao falar da visão de Igreja em Bonhoeffer, argumenta que ela: “é secularizada, porém não secularista; integrada com a realidade, sem, contudo, perder sua identidade; vicária e ao mesmo tempo redentora; silenciosa, mas presente pela ação responsável, levedando a massa.” PEREIRA, G. L., Uma igreja cristocêntrica, diaconal e koinônica, p. 104. É nesse meio…

NUNCA SABEREI O QUE É SER MULHER

Não dá para simplesmente eu achar o que é ser mulher se sou homem e o mundo a minha volta também me vê assim. Posso até achar que sei algo, que sei como elas se sentem, como pensam, mas são meras especulações que certamente destoam da realidade. Ser mulher é algo que não sou. Mas…

FAMÍLIA AMIGA: uma reflexão sobre as relações e a vida vivida

“Desfrute a vida com a mulher a quem você ama, todos os dias desta vida sem sentido que Deus dá a você debaixo do sol; todos os seus dias sem sentido! Pois essa é a sua recompensa na vida pelo seu árduo trabalho debaixo do sol.” – Eclesiastes 9.9 Confesso que Qohelet é duro em…

O CONCEITO DE DEUS APÓS AUSCHWITZ – Hans Jonas

Nascido na Alemanha em 1903, Hans Jonas foi contemporâneo às duas guerras mundiais que abalaram a primeira metade do século XX. Aluno de Husserl, Heidegger e Bultmann, além de amigo de Hannah Arendt, Hans foi professor na Palestina, no Canadá e em Nova York. Seu principal estudo foi sobre o princípio responsabilidade. Em “O conceito…

Cuidando da criação: A questão ambiental pela perspectiva cristã

No domingo dia 02/10/2022, tive a oportunidade de compartilhar uma visão ecoteológica com a minha Igreja (assista aqui a mensagem na íntegra). E, por perceber que esse tema é necessário a todos nós crentes, resolvi adaptar o sermão para essa postagem, visando transmitir os princípios que compartilhei, a fim de promovermos essa consciência do cuidado…