Não dá para simplesmente eu achar o que é ser mulher se sou homem e o mundo a minha volta também me vê assim. Posso até achar que sei algo, que sei como elas se sentem, como pensam, mas são meras especulações que certamente destoam da realidade.
Ser mulher é algo que não sou. Mas o que sou tem a ver com as mulheres, pois é impossível viver sem uma mulher. Então, se não posso falar do ser-mulher, posso ao menos dedicar palavras a esta boa criação divina.
Assim, o que eu quero é que vocês, mulheres, possam desfrutar de um mundo mais igualitário. Não dá para a gente (homens) insistir em ideias de que vocês (mulheres) não são aptas ou capazes de realizar algo. Qualquer um que viva em nosso mundo moderno perceberá a grandeza que há em vocês.
Vocês, mulheres, se tornaram professoras, escritoras, médicas, psicólogas, gerentes, diretoras, engenheiras, advogadas, pastoras. Ou seja, se tornaram gente capaz de ser o que gente pode ser. Mas isso não foi fácil e não está sendo. Há muita luta ainda. Certamente o caminho é mais difícil para a mulher. São as consequências da nossa sociedade patriarcal, como Ruth Manus diz:
“Se você não nasceu homem, você já nasceu perdendo”. E mesmo assim vocês estão vencendo, crescendo, sendo.
Sinceramente, nesse dia internacional da mulher eu quero apenas dizer como homem: parabéns por serem tão vitoriosas apesar de todo esforço masculino contra o sucesso feminino. Olhando por essa perspectiva, vocês são melhores que nós. Pois, o mérito de quem atravessa um rio calmo não pode ser o mesmo mérito de quem o atravessa mesmo com forte correnteza.
Segundo Paulo:
“Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.” – Gálatas 3:28.
SOMOS TODOS IGUAIS! SOMOS TODOS GENTE! SOMOS TODOS HUMANOS FEITOS A IMAGEM DE DEUS! SOMOS TODOS!