TED LASSO E A CRENÇA NO BEM A PARTIR DE JESUS DE NAZARÉ

Recentemente me lancei em mais uma série, prevendo que essa não seria apenas mais uma. E realmente não foi. Lançada pela plataforma da Apple TV, iniciada em 14 de agosto de 2020, Ted Lasso, ao longo das suas três temporadas e 34 episódios, mescla comédia e um tipo de drama inspirador, oscilando entre ambos de forma sutil e natural, promovendo de episódio a episódio uma proximidade com cada personagem.

A história acontece no ambiente do esporte mais amado no Brasil e Inglaterra: o futebol. Ted Lasso é um treinador de futebol americano amador que é contratado pelo AFC Richmond para ser seu treinador. Sua chegada tem como finalidade primeira a “destruição” do time, pois outras questões estão envolvidas na trama. Isso explica o fato contraditório de confiar um time de Premier League a alguém tão inexperiente. A princípio, parece que o plano deu certo, mas com o desenrolar dos acontecimentos o que vemos é a resistência do bem e os saborosos frutos desse plantio.

Entretanto, essa não é uma série sobre futebol. Essa é uma série sobre pessoas, sobre a vida, sobre as relações que construímos nela. É sobre bondade, sobre a benevolência, sobre paternidade, sobre o que realmente importa, sobre casamento, sobre o poder da arte.

Assim, após assistir os episódios, fui impactado com a mensagem por trás da série, porque é forte, é real, é motivadora. Ted Lasso é sobre fazer o bem não importa a quem. Fala de resistir em bondade. Através do seu protagonista, ensina que nós temos a oportunidade, se fazendo o bem, colhê-lo também.

Sendo cristão, sei que isso não é novo. Cristo já ensinou sobre essa resistência amorosa. Mas é muito legal ver essa mensagem se desenvolvendo com cenas de futebol, que é um esporte que amo. Foi Jesus de Nazaré quem compartilhou com os seus discípulos e demais contemporâneos uma ética radical, baseada no amor a Deus e ao próximo.

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem;

Mateus 5.43, 44

No entanto, é importante ser lembrado de que podemos acreditar no bem. Esse é o tema dessa espetacular e singular série. E, aos seguidores de Cristo Jesus, ver Ted em suas relações, conflitos, desafios, é fascinar-se com esse amor cristão em prática. Precisamos amar, precisamos promover o bem, precisamos crer que o bem é uma fértil semente.

Esse é o jeito LASSO, esse é o jeito do NAZARENO.

Deixe um comentário