BASES DA FÉ CRISTÃ – Wayne Grudem

Bases da fé cristã é uma obra essencial para toda aquele que deseja saber mais sobre grandes questões da fé cristã e também ter um contato introdutório com o conteúdo da teologia sistemática.

Logo no prefácio é possível ver o processo de composição dessa literatura, onde o autor diz:

“Este livro é uma síntese das vinte crenças básicas que cada cristão deveria conhecer. Ele é uma versão condensada do meu livro Bible Doctrine (528 páginas), que, por sua vez, é uma versão sintetizada da minha Systematic Theology (1.290 páginas)”

Wayne A. Grudem nos mostra que o livro que temos em mão é um resumo do resumo de outras obras suas dentro desta temática. Assim, essa literatura se apresenta com um conteúdo simples, leve, entretanto oriundo de uma obra mais completa e que pode ser visitada pelo leitor ou leitora em momento oportuno, a fim de se aprofundar nos temas abordados por essa versão.

Eu particularmente gostei muito do livro pela forma objetiva em que ele trata temas e questões tão importantes e recorrentes em nossa caminhada cristã. Os títulos dos capítulos são perguntas, o que já facilita entender o propósito de cada um deles.

Assim, encontramos a seguinte ordem dos temas, de acordo com o sumário:

1. O que é a Bíblia?
2. A que Deus se assemelha?
3. O que é Trindade?
4. O que é Criação?
5. O que é oração?
6. O que são anjos, Satanás e demônios?
7. O que é o homem?
8. O que é pecado?
9. Quem é Cristo?
10. O que é expiação?
11. O que é ressurreição?
12. O que é eleição?
13. O que significa ser um cristão?
14. O que são justificação e adoção?
15. O que são santificação e perseverança?
16. O que é a morte?
17. O que é a igreja?
18. O que acontecerá quando Cristo retornar?
19. O que é o juízo final?
20. O que é o céu?

Esses 20 capítulos buscam deixar qualquer crente que esteja no início do estudo teológico satisfeito com o que encontra nessas páginas. Além de discorrer brevemente sobre cada questão, o autor traz as referências bíblicas que norteiam cada pensar exposto.

Enfim, espero que você faça uma boa leitura. Esse livro é indicado tanto para novos como também para veteranos na fé cristã. Outro uso interessante para esse livro é aplicá-lo como material base de uma turma de EBD ou de outro curso a ser oferecido pela Igreja local.

—-

GRUDEM, Wayne. Bases da fé cristã: 20 fundamentos que todo cristão precisa entender. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018. 208 p.

Deixe um comentário