WILL X CHRIS E A TEOLOGIA COMO MEME

em

No Óscar 2022 nos deparamos com uma cena chocante, onde o ator Will Smith saiu do seu lugar e repreendeu o comediante Chris Rock com um tapa na face, após este proferir uma piada agressiva contra a esposa do ator muito conhecido pelo papel em “Um maluco no pedaço”.

Decorrente dessa cena, muitos memes invadiram as redes. Cada gerador de conteúdo procurou expor o seu produto através dos registros do acontecimento. Não diferente, parte dos desenvolvedores de conteúdo gospel e/ou teológico se dispuseram a fazer o mesmo.

Nesse contexto surgiu um lúcido comentário feito pelo professor André Daniel Reinke, através de sua conta no instagram e também transcrito pela usuária da rede twitter, Vik Zalewski Baracy, dizendo:

“Eu continuo achando que, a reflexão teológica, quando ganha a velocidade de um meme, tem problemas, e problemas sérios”.

Assim, a partir dessa belíssima declaração, deixo aqui também meu comentário sobre o assunto e problema enfrentado no meio cristão-teológico atual.

Toda análise demanda tempo. Quanto mais rápido nos dispomos a opinar sobre algo, mais chance temos de cometer equívocos nessa avaliação. Como disse o sábio Salomão: “Você já viu alguém que se precipita no falar? Há mais esperança para o insensato do que para ele.” – Provérbios 29.20 (NVI). Essa pressa só é interessante para a percepção de produtividade do contexto que estamos inseridos. Precisa-se de um conteúdo, cria-se um conteúdo. A necessidade de falar deu lugar a necessidade de postar, publicar, comentar. É lamentável e problemático.

E, mais grave do que um comentário apressado é uma célere reflexão teológica. Isso porque quando se fala de teologia, não emite-se uma declaração particular. Mas, geral. A fala de Um parece tomar o lugar da fala de muitos. Entretanto, não há uma obrigação da teologia em emitir parecer de tudo o que acontece. Assim como não há para a filosofia, psicologia, sociologia.

Se vamos analisar, que seja com cautela, humildade e sabedoria. Teologia deve ser genuína e realizada mediante esses critérios. Descer o nível dessa ciência para o lugar de um meme, como disse o professor, é um problema sério.

Deixe um comentário