Corpo no retiro e cabeça na Sapucaí

A maior festa popular do Brasil está chegando: o Carnaval.

Todos os anos pessoas param praticamente uma semana inteira para comemorarem com a carne. Homens e mulheres viajam para cidades festeiras, outros, já cansados das confusões e aglomerações, vão em sentido contrário procurando um lugar mais pacífico para descansar durante o maior feriado nacional.

Mas, o que quero te perguntar hoje é: Como VOCÊ vê o carnaval? Como o seu coração se comporta nestes dias ao observar milhares de pessoas correndo atrás de todos os prazeres carnais possíveis? Há em seu coração desprezo, tristeza, ou inveja?

Será que você tem estado no retiro com a cabeça na Sapucaí, ou melhor, no carnaval?

Vamos pensar sobre isso!

SOBRE O CARNAVAL

Se você procurar sobre a origem do carnaval se deparará com diversas festas da antiguidade, de diferentes povos, que se assemelham a nossa atual festa, tais como: As Saceias (festividade babilônica), Os Bacanais (em celebração a Baco, ou Dioniso, o “deus do vinho”), entre outras.

Muitos estudiosos apontam a origem da palavra “carnaval” vindo de uma expressão latina carnis levale, que significa “retirar a carne”.

Parte dessas celebrações envolviam embriaguez, nudez, subversão de papéis sociais, danças, orgias.

Comparando ao nosso carnaval, vemos que mantemos bem as tradições, realizando as mesmas práticas.

O CARNAVAL PARA VOCÊ

Agora quero te confrontar, cristão, com esse questionamento exposto no início dessa postagem. Onde está a sua cabeça? Onde está o seu coração?

Todos os dias travamos uma batalha contra nossa carne. Buscamos a Deus, nos afastamos, pecamos, nos arrependemos, e buscamos a Deus novamente. Assim é a vida de um “cristão bebê”. Ele tenta andar, mas logo se desequilibra e cai. Talvez você tenha se identificado com a analogia.

E no meio desse ciclo, mais uma vez nos aproximamos do CARNAVAL, que traz com ele muitas ofertas de alimento para sua carne. Como se não bastasse, você terá que acompanhar tudo isso. Logo você que está tentando se manter santo e puro verá seus amigos, parentes, pessoas em geral, aparecendo diante de você mostrando como eles estão MEGA FELIZES fazendo o possível para alegrarem suas carnes ao MÁXIMO.

ISSO É CARNAVAL! Por mais que você vá a um retiro espiritual, certamente essas coisas te alcançarão.

Mas essa postagem não é para criticar quem “curte o carnaval”, e também não é para criticar a festa de carnaval. Não posso cair no tolo erro de ir contra essas coisas, uma vez que a Bíblia já me contou sobre esses acontecimentos.

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.
1 João 5.19

Eu quero falar com você cristão, que talvez tem sentido inveja dos seus “amigos mundanos” que estão fazendo planos e mais planos, criando meios de se divertirem carnalmente ao máximo.

EI!!! Pare de desejar coisas tão pequenas se você tem o que realmente importa com você! Nada pode se compara a Deus!

Pois quem no céu se pode igualar ao Senhor? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao Senhor?
Salmos 89.6

Ninguém há semelhante a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande o teu nome em poder.
Jeremias 10:6

Esse é o Deus pra quem hoje você vive.

Esse é o Deus que quer a cada dia mais e mais ter um relacionamento íntimo com você.

Pare de olhar para trás como o povo de Israel no deserto, desejando voltar às mãos de faraó e ter uma vida medíocre e terrena.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3:13,14

Livre-se de todo o mal! Se algo ainda incomoda seu coração ao ver “coisas carnavalescas”, ore a Deus e peça a Ele forças e paz. Peça crescimento. Peça maturidade, a ponto de entender o que realmente é vida e o que realmente é alegria, felicidade.

Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.
Tiago 1:21

Para encerrar essa breve mensagem, me despeço com as palavras do apóstolo Paulo:

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
1 Coríntios 15:58

O vosso trabalho não é vão no Senhor!

Tenha um ótimo carnaval, retirando de fato a carne de você, ou pelo menos o que der para tirar.

Jesus te ama muito! Não jogue tudo fora!

Tenha a mente de Cristo!

A paz esteja com você!

Deixe um comentário