MESSIAH e a volta de CRISTO

“(…) um homem atrai a atenção da mídia, passa a colecionar uma legião de seguidores ao redor do mundo e dá início a um grande movimento espiritual que acaba causando instabilidade política. Agora, cabe a uma agente da CIA investigar o que está acontecendo e descobrir se ele realmente é uma entidade divina ou um charlatão profissional.” Essa é a sinopse do site Adorocinema referente a mais nova série da NETFLIX desse ano de 2020. Já em seu nome podemos perceber a temática dessa obra, Messiah, que traduzido do inglês para o português é Messias, e fala justamente sobre um homem que aparece em nome de Deus, atraindo pessoas e realizando milagres. Em pesquisa rápida no Google podemos encontrar as seguintes definições para a palavra “messias”:

RELIGIÃO: para os judeus, redentor prometido por Deus para redimi-los, e à sociedade, estabelecendo uma nova ordem social de paz, de justiça e de liberdade ☞ inicial maiúsc; para os cristãos, esse ser na pessoa de Jesus Cristo ☞ inicial maiúsc;

POR EXTENSÃO FIGURADO: indivíduo aceito como líder, capaz de propiciar um estado ou condição desejável numa sociedade; reformador social, salvador; pessoa ansiosamente esperada.

No hebraico, o termo conhecido como Messias significa “Ungido”, e no grego, “Cristo”, palavra essa mais comum no Novo Testamento ao se referir a Jesus de Nazaré. Para mais informações sobre esse vocábulo, acesse esta página do site aBiblia.org para conferir uma postagem relevante sobre o assunto.

No entanto, não quero me debruçar no estudo sobre o Messias, visto que isso pode ser obtido facilmente em outras fontes. Quero lhe falar sobre o que a série despertou em mim. Assim que você começa a assistir Messiah, um personagem é apresentado, Al-Massih, que é o messias da série. Sua aparição é logo no início da história, conquistando uma multidão de seguidores, espalhando profecias e realizando prodígios e milagres ao longo dos dez episódios da primeira temporada. Alguns de imediato creem, outros resistem. Ao decorrer da série, não só os personagens mas nós mesmos caminhamos de um lado para o outro ora acreditando em sua divindade e ora descrendo. A obra em si é um passatempo muito bom, e que no meu caso me cativou por três dias.

É inevitável ver as cenas do Al-Massih e seus feitos na série e não se lembrar do nosso Senhor Jesus o Cristo. A Bíblia nos deixa claro que Jesus voltará, que haverá uma segunda vinda. Ela nos convida a estarmos preparados como uma noiva que espera o retorno do seu noivo para o tão sonhado casamento. Em Atos dos Apóstolos, Lucas, ao narrar a ascensão de Cristo aos céus relatou:

Tendo dito isso, foi elevado às alturas enquanto eles olhavam, e uma nuvem o encobriu da vista deles. E eles ficaram com os olhos fixos no céu enquanto ele subia. De repente surgiram diante deles dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado aos céus, voltará da mesma forma como o viram subir“.

Atos dos Apóstolos 1:9-11

Paulo, ao escrever aos tessalonicenses sobre a segunda vida de Cristo os encorajou dizendo:

Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que estivermos vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.

1 Tessalonicenses 4:16-17

João, em sua visão que deu origem ao livro de Apocalipse, também sobre Cristo, disse:

Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Apocalipse 1:7,8

Embora a série seja apenas uma obra fictícia, ela me serviu de lembrete para uma obra real. Muitos, ao assisti-la, apenas lembrarão de Jesus em decorrência da forte tradição católica que temos em nosso país. Outros colocarão essa história juntamente a tantas outras disponíveis, somente como uma forma de entretenimento. Entretanto, quero te lembrar como fui lembrado, que Jesus está voltando. Não quero dizer que será como a série propõe, ou como os antigos filmes de Deixados para Trás. Mas quero que você se lembre que o que muitos veem como ficção, para nós reflete a realidade vindoura. Anime-se, viva e espalhe o amor de Cristo. Prepare a sua lâmpada, adquira o seu azeite. Seja fiel até o fim, pois no fim experimentaremos o começo de uma vida chamada eterna, ao lado de Deus Pai, Cristo Jesus, e todos os santos, para todo o sempre, Amém!

Que a vinda de Cristo venha acompanhar nossos púlpitos e vidas. Aquele que sabe o que espera, sabe como esperar. JESUS ESTÁ VOLTANDO! Esteja pronto!

Deixe um comentário