REVELANDO A SANTIDADE NA CORPOREIDADE

em

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” – 1 Coríntios 3.16

“Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?” Com essa pergunta retórica, Paulo convida os irmãos e irmãs da comunidade de fé em Corinto a refletirem sobre o modo como estavam vivendo nesta terra. No início do capítulo, ele os exorta quanto à sua imaturidade e, no versículo 3, os repreende, chamando-os de carnais, pois entre eles havia “inveja e divisão”. A partir do versículo 9, Paulo introduz a analogia da vida cristã como um “edifício de Deus”, ou, no termo grego oikodomé (οἰκοδομή), uma construção divina.

Nesse contexto, chegamos ao versículo 16 e nos deparamos com a palavra grega naós (ναός), traduzida na NVI como “santuário”. Esse termo também pode ser compreendido como “templo”, ou seja, um edifício sagrado, real e material, que reflete as características da divindade.

O ponto que desejo destacar nesta exposição é que nós, como bem afirmou Paulo, somos templos de Deus, construídos por Ele. Se assim somos, precisamos refletir em nossa corporeidade os atributos comunicáveis do nosso Deus. Ser santo é ser parecido com Deus, expressando neste mundo as características que Ele nos concede: “amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). É assim que a humanidade expressa o que foi dito em Gênesis 1.27: à imagem de Deus foram criados.

A exortação de Paulo diz respeito ao que fazemos com essa vida que se materializa em um corpo. Não há santidade que não seja também expressa no corpo, na matéria. É dessa forma que os discípulos e discípulas de Jesus de Nazaré são chamados a viver: como templos, edifícios erguidos pelo próprio Deus, morada do Espírito de Deus. É por meio do corpo que amamos, expressamos alegria, nos controlamos diante dos impulsos a fim de praticar a paciência e mansidão, realizamos boas ações, exercemos fidelidade e demonstramos o domínio necessário para uma vida no Espírito.


Descubra mais sobre CRENTEQUESABE

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário