“Dou graças ao meu Deus sempre que me lembro de vocês.” (Filipenses 1:3, NVI)
Com estas palavras doces e bondosas, o apóstolo Paulo inicia sua carta aos filipenses, mesmo enfrentando a dura realidade da prisão. Ainda assim, ele demonstra gratidão, alegria e apreço pela vida de seus irmãos e irmãs em Cristo. Diante disso, podemos pensar: será que também somos gratos a quem nos faz bem? Hoje, convido você a explorar a atitude daqueles que reconhecem não estarem sozinhos, mas sim, acompanhados por pessoas que fazem a diferença para melhor.
Reconhecer a presença de outros em nossa jornada deveria ser algo natural, mas, na modernidade, essa prática parece ter se perdido. É comum ouvirmos histórias de indivíduos que superaram adversidades e alcançaram o sucesso, tornando-se referência em suas áreas, acumulando riquezas ou ganhando influência nas mídias sociais, como se tivessem trilhado todo esse caminho sozinhos. No entanto, a gratidão, como vivida por Paulo, é o reconhecimento de que nossa trajetória é construída com a colaboração de outros. E não me refiro a pessoas quaisquer, mas àquelas que contribuem para nosso êxito, alegria, vitória e aprovação. A gratidão nos transporta para um espaço de memória, onde revisitamos os momentos e identificamos aqueles que moldaram nossa vida.
Além de evidenciar o que fizeram por nós, a gratidão também nos impulsiona a valorizar o presente, trazendo alegria mesmo quando enfrentamos as adversidades da vida. É ela que nos permite transcender a tristeza momentânea e encontrar conforto e alegria ao contemplar aqueles que nos fazem o bem. Sempre haverá alguém a quem devemos gratidão. E sempre haverá Deus, a quem devemos agradecer. Agradecer a Deus pela vida de alguém me parece algo nobre. Que possamos trazer à nossa memória, seja na alegria ou na tristeza, os nomes daqueles que depositaram esperança e vida em nós. Ser grato é a condição de quem vive em comunhão. Suas vitórias são sempre vitórias compartilhadas. A partir da gratidão, distanciamos-nos da vanglória e conseguimos viver na humildade que nos é devida.
Descubra mais sobre CRENTEQUESABE
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
