Uma Palavra Aos Solteiros

O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;
1 Coríntios 7.32

Nesse Dia dos Namorados vejo a necessidade de compartilhar um pouco daquilo que o Senhor tem me proporcionado como solteiro. Creio piamente que o Evangelho confronta integralmente todo “princípio” desse mundo e, não seria diferente comentar um pouco sobre aquilo que muitos não têm se atentado. Assim, olhemos para o nosso redor e o seu testemunho, como o fruto gerado da sociedade sobre tal conceito, que fala por si próprio.

Prosseguindo, o termo “namoro” não é um princípio bíblico, pois tem seu surgimento há aproximadamente 100 anos. As Sagradas Escrituras não nos proporcionam uma base direta para esse tipo de namoro contemporâneo, que é influenciado totalmente por uma sociedade ansiosa, imediatista e carente. Entretanto, essa prática relacional nos é apresentada como um padrão a ser seguido. Parece que Os Arrais, ao escrevem a letra da música “Não fale”, pensaram nisso: Que mais há hoje é graça sem juízo, que traga amor e paz sem compromisso, seguindo tradições de homens não de Cristo”. No entanto, existem alguns privilégios (porém não valorizados) em ser solteiro que desejo destacar.

VIVA ESSE TEMPO PRINCIPALMENTE PARA SERVIR AO SENHOR

Queridos(as), se você não buscar “as coisas do Senhor” nesse momento específico de sua vida, quando casar será mais difícil. Não sou casado, mas as Escrituras falam mais do que qualquer experiência própria (1 Co 7.33). Cresça em piedade, em santidade, sirva com força e vigor a sua Igreja local. Dedique tempo a Palavra e oração, investindo esse momento com a mente e coração totalmente voltados para Ele, e O agrade (1 Co 7.32).

SEJA UM HOMEM, NÃO UM MOLEQUE

“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe” – Gn 2.24

As Escrituras não deixam sombras de dúvidas. O texto não se refere a menino, nem a uma criança, ou a um jovem, mas a HOMEM! Ou seja, esse que traz consigo um senso de integridade, de princípios e valores sólidos. Em muitos relacionamentos existem meninos que querem brincar de coisas de homens, mas por outro lado não assumem as responsabilidades de homens. Estude, trabalhe, cozinhe, lave uma louça, ajude e honre seus pais, pague suas contas e o tempo lhe amadurecerá para que quando ingressar em um relacionamento você tenha em mente o altar e a preciosidade da relação, não um recreio. Seja homem!

SEJA UMA MULHER, NÃO UMA MENINA INCONSCIENTE

“[…] e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne.” – Gn 2.24

Faça o mesmo que o homem, por mais que no âmbito conjugal possa exercer uma função distinta. Guarde esse tesouro do seu coração e o entregue àquele que é semelhante ao Seu Amado. Ou seja, àquele que entregaria sua vida na mesma proporção, constância e integralidade que Cristo se entregou a ti (Ef 5.25).

NÃO ESTIMULE AQUILO QUE VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÕES DE CUMPRIR

“[…] que não despertarão o amor antes do tempo.” – Ct 8.4

Muitas vezes nós não estamos em um relacionamento, embora quiséssemos muito (eu digo por mim). Porém, não convêm proporcionar esperança ou provocar algo mais profundo na pessoa que você admira, por mais que haja sentimentos. Isso não basta, não é o suficiente! Se os meios não lhe proporcionam condições (tais meios já apresentados) de assumir de fato aquilo que ainda não é palpável, pare com isso, mude os rumos de suas conversas e estimule sempre a boa amizade. Talvez você esteja estragando aquilo que em outro tempo poderia ser muito proveitoso. Quem sabe no futuro, o qual a Deus pertence, você seja surpreendido de uma forma que nunca imaginou em seus próprios e limitados planos.

Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera”
Efésios 3.20

“O justo viverá da fé.”
Romanos 1.17

VOCÊ QUE NAMORA

Por mais que eu discorde desse termo, não condeno um tempo apropriado para conhecer o outro, que é quem você deseja ter ao seu lado para constituir um lar, uma família, uma amizade sincera e madura. Entretanto, como é um conceito recente, também é flexível. Nesse momento de conhecimento do seu par, pense como esposa(o). Afinal, você já pensou no dia do casamento de vocês? Se ainda não, pense! Mas, se por outro lado você nem se quer conversa sobre isso, por que está nesse relacionamento?

Hoje é comemorado o Dia dos Namorados, porém nada se tem como base para afirmar que na próxima data você estará com essa mesma pessoa, a não ser seu coração enganoso (Jr 17.9-10). Por mais que hoje sua companheira(o) desfrute da total atenção do seu coração. Por isso, seja prudente! Ore e tenha certeza que Deus intervém. Ele sabe dar boas dádivas a seus filhos, que O pedem (Mt 7.11).

“Jovens, vocês precisam orar, porque suas paixões são fortes, e sua sabedoria é pequena.”
Charles Spurgeon

Soli Deo Gloria!

1 comentário Adicione o seu

  1. Amei!! Muito edificante 🙏🏽🙌🏽

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário