Pães Ázimos, Por Favor!

“Não comereis nada levedado; em vossas habitações comereis pão ázimo” – Êxodo 12.20

O que é um pão ázimo? No hebraico matstsah, ou matzo, é um pão  achatado, assado, composto de farinha de trigo e água.

Porém, por que fazer uma Festa dos Pães sem Fermento? (Êxodo 12.12-30)

“Porque eles saíram do Egito às pressas!”

Todavia, não é que Deus estava sujeito ao tempo, muito menos a Faraó. Deus ordena e decreta que o seu povo irá comer pão sem fermento porquê não haveria tempo para que levedasse os pães com fermento.

Também, vale lembrar que o fermento era feito da farinha da flor da cevada (semelhante ao trigo). Geralmente era utilizada pequenas quantidades destas porções de fermento, e as outras eram reservadas para serem utilizadas em futuras fornadas.

Porém, se a porção “inicial” fosse pequena, ou seja, se houvesse apenas um pouco de massa fermentada, o processo teria de ser reiniciado para a confecção de novos pães , levando em torno de 7 a 12 dias para chegar ao nível de fermentação ideal.

Contudo, o povo não tinha tempo, E DEUS FEZ QUESTÃO DISSO. Quando o Senhor fala com Moisés e Arão sobre a última praga, eles encaminham ao povo a mensagem e logo tudo acontece, no mesmo dia.

“E aconteceu naquele mesmo dia que o SENHOR tirou os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.” – Êxodo 12.51

Então, qual o princípio disso? Qual aplicação podemos fazer dessa passagem às nossas vidas?

VOCÊ É LIMITADO!

Os pães ázimos são uma lembrança de Deus a nós para que relembremos a brevidade de nossas vidas. A pressa traz consigo uma urgência às nossas consciências de que logo partiremos do “Egito”.

Ou seja, somos limitados e não temos tempo.

Mas, como estamos vivendo os nossos dias? Será que estamos vivendo se alimentando de pão com fermento, achando que nunca iremos partir do “Egito”?

Se a nossa partida é certa, carecemos de ter urgência nessa vida para cumprir com nosso propósito, “ide, fazei discípulos” (Mateus 28.19).

O tempo é pequeno, mas o poder que está em nossas mãos é grande.

SEJA LUZ!

1 comentário Adicione o seu

  1. Catia disse:

    Obrigado, têm me abençoado muito, que Deus continue abençoando sempre mais a todos vcs . abraços.

    Curtir

Deixe um comentário