O UMBIGO DE ADÃO

E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

Gênesis 2.7

Assim foi a criação do homem de acordo com o segundo relato deste fato no livro do Gênesis. Ele não nasceu, foi criado. Não veio de uma mulher, veio de Deus. Portanto, como seria o Adão literal? Teria ele um umbigo ou seria como o personagem Kyle da série de televisão Kyle XY?

UMBIGO & CORDÃO UMBILICAL

Conforme definição do dicionário online priberam, umbigo, na anatomia, é uma cicatriz arredondada resultante do corte do cordão umbilical.

Logo, cordão umbilical, segundo o site da CordVida, é:

Um tubo que conecta o bebê à placenta, sendo responsável pela troca de nutrientes, oxigênio e excretas. Composto de duas artérias e uma veia envoltas em um material gelatinoso — a geleia de Wharton — o cordão umbilical comunica o sistema circulatório do bebê, através do umbigo, aos vasos da placenta, estando inserido, normalmente, bem no centro dessa estrutura. A placenta, por sua vez, se comunica aos vasos maternos, fazendo as trocas necessárias.

A FORMAÇÃO DE ADÃO

No livro de Gênesis temos dois relatos da criação do homem. Vejamos a seguir:

  • 1º relato (Gênesis 1:26,27): “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
    E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”;
  • 2º relato (Gênesis 2:7): “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.”

Essa segunda narração é a mais comum, talvez por expressar mais detalhes sobre essa criação. O autor é claro quanto aos fatos declarados, dando-nos a compreender que, Adão, sendo o primeiro homem, teve uma formação diferente em relação aos seus descendentes. Adão e Eva foram responsáveis pela primeira gestação bíblica, que ocorreu da maneira como conhecemos hoje, segundo a narração da punição de Deus consequente do pecado original.

E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.

Gênesis 3.16

A primeira criança a nascer foi Caim, e depois o seu irmão Abel.

E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.
E deu à luz mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.

Gênesis 4.1,2

Porquanto, observamos que nem Adão e nem Eva tiveram uma mãe ou um pai (progenitores), como todo ser humano tem. A formação deles é impar. Eles são formados diretamente por Deus, sem depender de um outro ser humano e de um processo gestacional.

Eva, assim como Adão, teve a sua criação diferente dos demais humanos.

Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

Gênesis 2.21-23

Ambos, com base nos textos bíblicos, não foram gerados no ventre de uma mulher, ou seja, não estiveram em um útero e consequentemente não foram ligados a uma placenta em seu processo de formação.

CONCLUSÃO

Respondendo a nossa pergunta inicial a resposta é “Não, Adão não tinha um umbigo”. E Eva, sua companheira e ajudadora idônea, também não tinha um umbigo. Entretanto, sua descendência já passou a ter essa cicatriz no abdome. Caim foi o primeiro ser humano a ter um umbigo.

Contudo vale lembrar que estamos falando do Adão literal e da Eva literal, ou seja, considerando o sentido restrito das palavras utilizadas na narração da criação do homem e da mulher.

Que Deus abençoe a sua vida e que a paz de Cristo esteja com você.

Um grande abraço e até a próxima postagem!


Me acompanhe em:

4 comentários Adicione o seu

  1. Ronaldo disse:

    Devemos criar alguma forma das pessoas se interessarem pelos estudos biblicos.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Monteiro disse:

      Verdade… a Bíblia é rica de conhecimento, de curiosidades à revelações.

      Curtir

  2. Fernando Lapis disse:

    Eu colocaria na minha opinião assim, repare no texto – “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gênesis 2:7) provavelmente num passe de magica na ponta do dedo de Deus (como Ele é o criador) talvez seria o final de sua obra criada umbigo.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Irmão Erick disse:

      É interessante Fernando. Uma linda conclusão da criação do homem. Poderia ser, por que não? Gostei!

      Curtir

Deixe um comentário