Anna Jarvis, a Mãe do Dia das Mães

Anna Maria Jarvis, filha de Ann Maria Reeves Jarvis, é reconhecida como idealizadora do Dia das Mães nos Estados Unidos.

A ideia surgiu a partir de um episódio ocorrido na vida pessoal de Jarvis, a morte da sua mãe que aconteceu no dia 9 de maio de 1905 na Filadélfia. As amigas, muito preocupadas com seu estado depressivo depois do fato, fizeram uma festa para eternizar o dia. Nascia assim a ideia que deu origem ao Dia das Mães. O memorial em homenagem a ela foi realizado em maio de 1908 — esse foi o primeiro Dia das Mães.

A partir de 1909, Anna Jarvis dedicou-se inteiramente a sua missão de conseguir a oficialização do Dia das Mães. Em 1910, o estado que sua mãe atuou como ativista, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. Dois anos depois, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como a data para a celebração, e a medida foi ratificada pelo então presidente do país, Woodrow Wilson. A data foi criada exatamente como forma de homenagear todas as mães.

Quem foi Ann Maria Reeves Jarvis?

Ann Jarvis foi conhecida por realizar trabalho social com outras mães, sobretudo no período da Guerra Civil Americana.

Ela, que frequentava uma igreja metodista, dedicou sua vida ao ativismo social. Ann o iniciou promovendo ações que possibilitaram a melhoria das condições sanitárias de sua comunidade. Lá ela criou o Mother’s Day Work Clubs, uma instituição voltada para melhorar as condições sanitárias de algumas cidades na Virgínia Ocidental. Nesse trabalho, Ann Jarvis dava assistência às famílias que necessitavam de ajuda, e orientava-as para que elas tivessem boas condições sanitárias, de forma a evitar doenças. Isso porque, na época, era comum que doenças, como febre tifoide e cólera, afetassem locais sem as condições ideais de higiene.

Durante a Guerra Civil Americana, entre 1861 e 1865, Ann Jarvis passou a trabalhar no socorro a soldados feridos, tanto dos confederados quanto daqueles que lutavam pela União. Depois que a guerra terminou, Jarvis criou um clube para que ações fossem tomadas de maneira a garantir o entendimento e o convívio pacífico entre famílias de soldados que lutaram de diferentes lados. Esse clube contou com o envolvimento de outras mães. Juntas elas criaram o Mother’s Friendship Day (Dia das Mães pela Amizade), um dia para celebrar-se a paz.

Dia das mães no Brasil

A popularização dessa data nos Estados Unidos fez com que ela eventualmente chegasse ao Brasil. Os historiadores falam que a primeira celebração do tipo aconteceu aqui em 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Essa primeira vez foi promovida pela Associação Cristã dos Moços do Rio Grande do Sul.

O Dia das Mães foi oficializado no Brasil na década de 1930, quando o presidente Getúlio Vargas emitiu o Decreto nº 21.366, em 5 de maio de 1932. Por meio desse documento, determinou-se o segundo domingo de maio como momento para comemorar os “sentimentos e virtudes” do amor materno.

Essa data foi uma conquista realizada por influência do movimento feminista brasileiro, que estava em crescimento. Outra conquista importante na época foi o sufrágio universal feminino, decretado também em 1932.

Datas de Comemoração ao Dia das Mães no Mundo

  • Segundo domingo de maio: Brasil, EUA, Alemanha, Canadá, República Tcheca, Finlândia, Gana, Gabão, Islândia, Paquistão, Nova Zelândia;
  • 25 de março: Eslovênia;
  • 10 de maio: México, Guatemala e El Salvador;
  • Terceiro domingo de outubro: Argentina;
  • Último domingo de novembro: Rússia.

BIBLIOGRAFIA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anna_Jarvis
https://en.wikipedia.org/wiki/Ann_Jarvis
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm

1 comentário Adicione o seu

  1. Como sempre meu amigo amo ler seus escritos , me sinto sabia e mais informada. Que Deus continue te capacitando com tal atitude e desempenho de nos tornar mais cultos e informados . Linda história sobre o dia das mães 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🥰🥰🥰🥰

    Curtir

Deixe um comentário