Deus ou Dinheiro: Qual ‘D’ você tem seguido?

Vivemos em um mundo capitalista onde dinheiro é poder, e poder é ter. E ter é viver com segurança, e segurança é bem próximo a ter paz, que é a busca do ser humano.

Essa onda capitalista com o passar dos anos foi se tornando mais forte, até chegarmos ao mundo de hoje em que tudo praticamente é realizado por intermédio do dinheiro.

Nesse mesmo pensamento a Igreja começou a caminhar, a ponto de acreditar que também apenas através do dinheiro conseguiria crescer, fazer, cumprir seu dever na terra.

Mas esse pensar desconsidera a soberania divina, alegando assim que apenas com nossas próprias pernas conseguiremos fazer.

Se a Igreja é autossuficiente, onde está Deus? Tornou-se mero espectador? Se você só depende do dinheiro para fazer, qual o papel de Deus na sua vida?

O DESEJO DA RIQUEZA

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

1 Timóteo 6:7-11

Paulo, o exemplo de servo de Deus, ao escrever ao jovem Timóteo, não deixou de falar a cerca do dinheiro e do amor a ele.

O apóstolo sabia que o amor ao dinheiro leva o homem ao mal. E quem ensinou sobre isso foi o próprio Jesus:

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Mateus 6:24-34

Mamon = riqueza material ou cobiça; dinheiro.

 O querer ser rico é pecado. Querer é “ter o desejo ou a intenção de; tencionar, projetar”.

Jesus fala claramente que não podemos servir a dois senhores, pois amará um e odiará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.

É lógico!

Se uma pessoa quer ser rica, logo ela deseja àquilo, ela busca, ou seja, ela se dedicará em prol daquele objetivo. E essa tenacidade o levará a uma direção que é diferente a outra, que é Deus.

Ou buscamos a Deus, ou buscamos ao dinheiro.

O cristão pode se tornar rico, desde que ele alcance tal patamar não pelo desejo, mas sim pelo bem desenvolver de suas tarefas.

O crescimento profissional deve ser natural, com base no bom executar de suas atividades, e não na ambição do coração humano.

ENTÃO O CRISTÃO DEVE SER POBRE?

O dever do cristão é servir. Não é ser rico nem pobre, é servir, é fazer o bem.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio para servir:

 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Mateus 20:28

Paulo, escrevendo aos Romanos os instruiu a cerca da humildade, da paz, da abnegação, da busca a Deus, do fazer o bem: 

O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegai-vos ao bem;

em amor fraternal sede afeiçoados ternamente uns aos outros; na honra dê cada um de vós preferência aos outros;

no zelo, não sejais remissos; no espírito, sede fervorosos; servi ao Senhor;

na esperança, sede alegres; na tribulação, pacientes; na oração, perseverantes;

socorrei as necessidades dos santos; exercitai a hospitalidade.

Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.

Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram.

Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; não cuideis nas coisas altivas, mas acomodai-vos às humildes. Não sejais sábios aos vossos olhos.

Não torneis a ninguém mal por mal; cuidai em coisas dignas diante de todos os homens;

se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens;

não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira de Deus; porque está escrito: Minha é a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.

Antes se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.

Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Romanos 12:9-21

Nosso papel não tem nada haver com o dinheiro, se vamos ter pouco ou muito. Tem haver na verdade com o bem.

O cristão deve amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo.

Ser pobre ou rico é determinação divina segundo a soberania que ele exerce sobre nossas vidas.

O objetivo de um cristão é apenas seguir o conselho de Paulo aos romanos no capítulo 12. É ser semelhante a conduta de Cristo durante seus três anos de ministério registrados nos evangelhos.

Não podemos distorcer nosso foco. Não temos que ser, nem buscarmos ser ricos ou pobres. Temos que fazer o bem, amar, promover a paz de Deus.

O dinheiro só tem seu valor nessa terra. Nós devemos nos preocupar em ajuntar tesouros nos céus.

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

 Mateus 6:19-21

SE NÃO TIVERMOS DINHEIRO, COMO VAMOS VIVER?

Talvez isso incomode o seu ser, mas saiba:

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8.28

Se buscarmos o reino de Deus e a sua justiça, todas essas coisas (Mateus 6.25) nos serão acrescentadas.

Deus é o nosso sustento, ele nos faz permanecermos de pé.

E se necessitarmos de algo, só nos é preciso ter fé.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.

Pois todo o que pede, recebe; o que busca, acha; e a quem bate, abrir-se-lhe-á.

Qual de vós dará a seu filho uma pedra, se ele lhe pedir pão?

Ou uma serpente, se pedir peixe?

Ora se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?

Mateus 7:7-11

Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;

E, tudo o que pedirdes em oração, crendo, o recebereis.

Mateus 21:21,22

O cristão não precisa de dinheiro, precisa de fé.

Vamos viver Romanos 12:9-21!

Vamos viver como Cristo!

Deixe um comentário